RESENHA: Como Eu era antes de Você por Jojo Moyes

Nome: Como Eu era antes de Você
Autor(a): Jojo Moyes
Volume: Único
Editora: Intrínseca
Avaliação: 
Onde comprar: Saraiva, Cultura

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Louisa Clark é uma garota extremamente comum. Tem vinte e sete anos, namora há mais de seis com Patrick, trabalha num café e ainda mora na pequena casa de seus pais com seu avô, irmã e sobrinho. Ela adora seu emprego e quando fica sabendo que Frank (o dono) irá fechá-lo, fica devastada. A procura de um novo trabalho para ajudar nas finanças da casa, encontra o de "cuidadora" na casa dos Traynors - uma família rica do condado onde vive -, com duração de apenas seis meses. Seu paciente é Will Traynor, que sofrera um acidente causado por uma motocicleta, deixando-o tetraplégico. Ele recebe cuidados médicos de Nathan, o enfermeiro, fazendo com que o trabalho de Lou seja direcionado apenas a parte de manter Will longe de problemas e reanimá-lo. 

O que Will e Lou não sabiam é que esses seis meses iriam mudar a vida dos dois.

Eu não tenho palavras para este livro. Certamente é um daqueles que irei levar para o resto da vida no meu coração. O modo com que a autora apresenta o tema para o leitor e a simplicidade com que ela trata sobre assuntos tão complicados de serem falados explicitamente (o preconceito, o jeito que Will encara seu quadro e sua determinação em levar o que quer fazer a diante) me encantou.

Não sou rápida na leitura de meus livros, ao contrário, chega tempos em que levo um mês para ler míseras 400 páginas. Mas com Como Eu era antes de Você não consegui soltar o livro antes de termina-lo: acabei por lê-lo em exatas 12 horas. 

A leitura flui com muita facilidade. Os personagens são carismáticos e já nas primeiras páginas é inevitável você não se pegar torcendo por Lou na busca de um novo emprego. A família da protagonista é divertida, principalmente os pais. Já em contraste a estes, temos os Traynors que vivem vários conflitos internos.

A autora expõe na obra inúmeras críticas à sociedade e sua inacessibilidade de se adaptar ao modo de vida do deficiente físico. Ao preconceito que todos (todos!) têm dentro si quando se deparam com alguém diferente ou uma situação que foge de suas zonas de conforto. À famosa frase "dinheiro não trás felicidade", pois apesar dos Traynors possuírem uma vasta quantia em suas respectivas contas bancárias, Camilla e Steven vivem um casamento infeliz no qual ele a traí e ela é consciente disso, Will está preso a uma cadeira de rodas, privado de fazer suas aventuras que outrora significavam sua vida e ainda é obrigado a assistir sua ex-namorada casar com seu ex-amigo.

Comprei Como Eu era antes de Você não dando muito pelo livro. Para ser sincera, comprei porque a capa é espetacular (e depois que você ler o livro, vai perceber que a capa é um enorme spoiler para o final. Absurdamente poético. Lindo!). Mas me surpreendi, e como! O livro tornou-se um dos meus favoritos, se não o favorito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário